Acessibilidade / Reportar erro

PLANEJAMENTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADORAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

PLANIFICACIÓN DE PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADORAS PARA LA EDUCACIÓN PROFESIONAL Y TECNOLÓGICA

RESUMO:

Pensar a educação e seus processos não é tarefa simples, frente à grande quantidade de recursos envolvidos e, sobretudo, à complexidade do ser humano. Do universo de variáveis que compõem o processo educativo, o presente texto tem como objetivo discutir aspectos pertinentes ao planejamento e à organização das práticas pedagógicas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tomando como referência a perspectiva integradora e a formação omnilateral dos sujeitos. O percurso metodológico foi composto de um levantamento bibliográfico sobre o tema, uma pesquisa de campo, com docentes que atuam na EPT, e pela análise e discussão dos dados coletados, à luz da teoria previamente levantada, seguindo a técnica de análise de conteúdo de Bardin (1977). Em tese, no planejamento de práticas pedagógicas integradoras, é essencial que sejam contemplados os seguintes elementos: atuação docente de forma colaborativa e participativa, envolvendo os demais atores do processo educativo; vinculação das práticas pedagógicas, preferencialmente de modo contextualizado, à realidade de vida dos sujeitos aprendentes; superação da disciplinaridade; consideração dos aspectos conjunturais e materiais da escola e dos estudantes. Os resultados da análise dos dados indicam que as práticas pedagógicas planejadas pelos docentes entrevistados contemplam a contextualização e a conjuntura de onde são executadas, os recursos didáticos necessários, a relação entre a disciplina e a proposta formativa do curso. Porém, constatou-se que é preciso ampliar a percepção docente sobre o processo formativo, descentralizar o planejamento das práticas pedagógicas, avançar na superação da disciplinaridade e ampliar a finalidade da formação dos sujeitos para além da preparação profissional.

Palavras-chave:
formação integral; planejamento; práticas pedagógicas integradoras; educação profissional e tecnológica

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Avenida Antonio Carlos, 6627., 31270-901 - Belo Horizonte - MG - Brasil, Tel./Fax: (55 31) 3409-5371 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revista@fae.ufmg.br