Acessibilidade / Reportar erro

Polarização ideológica entre deputados federais no Brasil (2005-2021) * * O paper é produto do projeto de pesquisa As bases das clivagens políticas no Brasil, financiado pelo CNPq através do Edital Universal de 2021 e de Bolsa de Produtividade em Pesquisa, FAPESC-CNPq, através de bolsa de pós-doutorado e Instituto Werner, através de Apoio à Pesquisa.

Ideological polarization between federal deputies in Brazil (2005-2021)

Polarización ideológica entre diputados federales en Brasil (2005-2021)

Resumo

O artigo analisa a polarização ideológica dos deputados federais brasileiros entre 2005-2021. Utiliza como base empírica surveys realizadas com parlamentares durante o período (Brazilian Legislative Survey [BLS] e o Latin American Elites project of the University of Salamanca [PELA-USAL]). São encontradas evidências que os parlamentares brasileiros se tornaram mais liberais em temas culturais e com posições em favor do mercado acerca das questões econômicas. Quando as posições são analisadas por partido e sua localização no eixo esquerda/direita, encontraram-se evidências de uma maior diferenciação entre os partidos à medida que nos afastamos de 2005. Porém, isso não significa que estejamos diante de um sistema partidário polarizado. O mais correto seria afirmar que estamos diante de um quadro de partidos mais diferenciados num sistema não polarizado.

Palavras-chave:
Polarização; Ideologia; Elite survey

Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas Secretaria da Revista Estudos Históricos, Praia de Botafogo, 190, 14º andar, 22523-900 - Rio de Janeiro - RJ, Tel: (55 21) 3799-5676 / 5677 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: eh@fgv.br