Acessibilidade / Reportar erro

Programa de Qualidade: o que influencia na opinião da equipe de enfermagem

RESUMO

Objetivo

Analisar as variáveis de maior impacto na opinião dos trabalhadores de enfermagem sobre um Programa de Qualidade de um hospital de ensino.

Métodos

Estudo exploratório-descritivo, desenvolvido com 72 trabalhadores de enfermagem, com dados coletados por meio de questionário autoaplicável, contendo 24 afirmações com escala Likert sobre o Programa de Qualidade. Para análise dos dados, foram utilizados análise fatorial e coeficiente de correlação de Pearson.

Resultados

A análise agrupou as afirmações em seis fatores. O coeficiente de correlação de Pearson definiu uma escala de influência das variáveis dentro de cada fator, cuja variável de maior impacto em cada fator representa a questão prioritária para a melhoria da opinião do trabalhador sobre o Programa de Qualidade. As variáveis prioritárias foram: acreditar que o Programa de Qualidade contribui para o hospital; compreender as orientações do programa; interessar-se pelos rumos de qualidade do hospital; e não se sentir desgastado em função do programa.

Conclusão

Estas variáveis devem ser focadas durante a implantação e a execução de um Programa de Qualidade, pois possuem maior impacto na melhoria da opinião em relação a ele, contribuindo para aumentar a adesão dos trabalhadores de enfermagem.

Gestão em Saúde; Gestão de Qualidade; Condições de trabalho; Recursos humanos de enfermagem no hospital; Qualidade da assistência à saúde; Equipe de enfermagem

Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein Avenida Albert Einstein, 627/701 , 05651-901 São Paulo - SP, Tel.: (55 11) 2151 0904 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@einstein.br