Acessibilidade / Reportar erro

Pesquisas estado da arte em educação: características e desafios 1 1- Este artigo foi produzido com base nos dados da Pesquisa “Estudos de revisão em educação: tipologias e tendências metodológicas (2000-2016)”, financiada pelo CNPq, processo n. 405093/2018-7. A investigação envolveu profissionais das seguintes instituições: Universidade Federal de São Paulo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Pelotas, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Estadual de Feira de Santana, Universidade Estadual Paulista e Faculdade Zumbi dos Palmares.

Resumo

Neste artigo foi realizado um estudo de revisão sistemática com base na análise de 47 produções resultantes de pesquisas do tipo “estado da arte”, selecionadas de um universo de 113 estudos de revisão produzidos no período de 2000 a 2016. Foram coletados artigos publicados em revistas nacionais da área de educação, registradas na Scielo; livros e a série Estado do conhecimento do INEP. O objetivo do artigo foi analisar as características teóricometodológicas das pesquisas, identificar os desafios a sua realização e indicar tendências, potencialidades e desafios ao metaconhecimento na área de educação. Como resultado, pode-se afirmar que existe um repertório básico comum sobre o desenho metodológico de “estados da arte” compartilhado pelos pesquisadores, mas ainda é necessário avançar no estabelecimento de critérios que são fundamentais ao desenvolvimento destes estudos, que podem ser sistematizados em quatro desafios principais: maior diálogo com a literatura sobre estudos de revisão; constituição de redes de pesquisadores; avançar na leitura completa dos trabalhos ou ler partes que possam trazer informações relevantes sobre as características da pesquisa, tais como, introdução, metodologia e conclusões; aprimorar e aumentar o número de pesquisas que mapeiem, avaliem e produzam sínteses para orientar os pesquisadores em seu compromisso com a ciência e as demandas sociais.

Palavras-chave
Pesquisa educacional; Estado da arte; Estado do conhecimento; Metodologia

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo Av. da Universidade, 308 - Biblioteca, 1º andar 05508-040 - São Paulo SP Brasil, Tel./Fax.: (55 11) 30913520 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revedu@usp.br