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A construção discursiva da realidade na Base Nacional Comum Curricular 1 Disponibilidade de dados: O conjunto de dados que dá suporte aos resultados deste estudo foram reunidos pelas autoras nas atividades de pesquisa realizadas no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/FAED) e que resultaram na dissertação A Base Nacional Comum Curricular e a integração dos currículos disciplinares: aspectos pedagógicos e políticos disponível em: https://www.udesc.br/faed/ppge/dissertacoes

The discursive construction of reality in the National Common Curricular Base

Resumo

No campo da educação, o exame dos documentos políticos orientadores de currículo está aberto a diferentes perspectivas analíticas e uma delas é a “teoria social do discurso” que se apoia na concepção tridimensional do discurso: texto, prática discursiva e prática social. Com base nessa teoria, empreendemos a análise da constituição discursiva da realidade na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) considerando que a concepção de realidade coaduna para a justificação da política, como também para a construção de consensos em torno dela, visto que identifica os problemas a serem resolvidos pela educação, bem como, aponta as condições de atuação da escola no mundo para então delinear os encaminhamentos pedagógicos a serem assumidos pela escola. Além disso, a prática de constituição discursiva da realidade exerce força para impelir os sujeitos na realização do que é prescrito através do documento. Argumentamos que a construção discursiva da realidade na BNCC assume a concepção de realidade anistórica impulsionada pelo desenvolvimento científico-tecnológico que, por sua vez, demanda da educação o desenvolvimento de competências e habilidades que possibilitem a adaptação dos sujeitos no modo de produção capitalista. A análise realizada permite ainda indicar dimensões possíveis de serem exploradas a partir da “teoria social do discurso”, como a tendência de individualização do processo educativo.

Palavras-chave
Base Nacional Comum Curricular; Teoria social do discurso; Ensino médio

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