Acessibilidade / Reportar erro

ARTIGO-PARECER - APONTAMENTOS ACERCA DO USO DA EPISTEMOLOGIA DE LUDWIK FLECK NAS PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS. PERSPECTIVAS SOBRE O ARTIGO ORIGINAL “ESCOLA DE FÍSICA CERN: UMA ANÁLISE DO DISCURSO À LUZ DA EPISTEMOLOGIA DE LUDWIK FLECK”

ARTÍCULO DICTAMEN - APUNTES SOBRE EL USO DE LA EPISTEMOLOGÍA DE LUDWIK FLECK EN LAS INVESTIGACIONES EN ENSEÑANZA DE CIENCIAS. Perspectivas sobre el artículo original “Escuela de Física CERN: un análisis del discurso desde el punto de vista de la epistemología de Ludwik Fleck”

ARTICLE-OPINION - NOTES ON THE USE OF LUDWIK FLECK’S EPISTEMOLOGY IN SCIENCE TEACHING RESEARCH. Perspectives on the original article “Cern school of physics: a discourse analysis in the light of Ludwik Fleck’s epistemology”

RESUMO:

Estabelecendo um diálogo com o artigo intitulado “Escola de Física do CERN: uma análise do discurso à luz da Epistemologia de Ludwik Fleck”, esse trabalho destaca dois elementos relacionados ao uso do referencial teórico de Ludwik Fleck nas pesquisas em ensino de ciências. Em primeiro lugar, evidencia-se o potencial e a abertura da epistemologia de Fleck para a área, tanto do ponto de vista teórico-metodológico quanto empírico. Nesse sentido, trata-se de um “programa de pesquisa” em crescimento. Em segundo lugar, aponta-se para o uso e o entendimento diferenciado de certos conceitos fleckianos na literatura especializada, bem como à existência de possíveis desvios de significado. Em particular, os conceitos de circulação intracoletiva e intercoletiva são objeto de atenção.

Palavras-chave:
Ludwik Fleck; Epistemologia; Ensino de ciências

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br