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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), Volume: 5, Número: 1, Publicado: 2003
  • EDITORIAL Editorial

    Nascimento, Silvania Sousa do
  • INICIAÇÃO À PESQUISA: UM EIXO DE ARTICULAÇÃO NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Artigos

    Teixeira, Paulo Marcelo Marini

    Resumo em Português:

    O presente artigo analisa o processo de iniciação à pesquisa em educação em ciências que vem sendo desenvolvido no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UESB/Jequié/BA. A pesquisa foi desenvolvida entre 2002 e 2003, com o acompanhamento da trajetória de 12 licenciandos que participaram do processo desde a confecção do projeto de pesquisa até a entrega da monografia final. Para complementar a coleta de dados, foram realizadas entrevistas e análise documental, além do contato com os professores que atuaram como orientadores dos licenciandos. O objetivo da pesquisa foi detectar o impacto desse processo na formação dos licenciandos e, verificar se de alguma forma, a realização dos trabalhos de final de curso permite a articulação entre a área de conteúdos específicos e a área de formação pedagógica, contribuindo para construção de uma proposta curricular mais coesa, em que todos possam dar contribuição efetiva para formação do professor.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes the process of introduction into research in science education as part of the biology teaching major at the State University of South-Westerly of Bahia (UESB). The study, conducted during the years of 2002 and 2003, involved the experiences of 12 students who participated in the process from the elaboration of the research project until the conclusion of the final monograph. Data collection involved interviews and documentary analysis, besides contact with teachers who advised the students. The objective of the research was to detect the effects of this process in the education of undergraduate students, and to verify if the final assignments somehow supported the integration of the area of specific contents and the area of pedagogical education, adding to the construction of a curricular proposal, in which all can contribute effectively to teacher education.
  • DIFICULDADES DE UM CULTURA CIENTÍFICA DE TÉCNOLÓGICA NO MEIO RURAL AFRICANO Artigos

    GUEYE, V. Babacar

    Resumo em Português:

    Resumo: A maioria dos países africamos, enfrentam um estado de subdesenvolvimento crónico. A pauperização da população atinge números alarmentes sobretudo no meio rural. As populações rurais tentam alterar tal quadro e enfrentar o isolamento decorrente das grandes distâncias físicas e culturais. Contudo basta observar seus hábitos para constatar que estas comunidades detêm uma certa cultura científica solidamente arraigada em valores sociais e que infelizmente muitas vezes se choca com a cultura científica e tecnológia ocidental.

    Resumo em Francês:

    Abstract: Most of the African countries are underdeveloped. The poverty is very deep in rural areas. The rural populations try to get out of this situation, facing the isolation derived from great cultural and physical distances. However, by observing these people's habits we verify that these communities have a particular scientific culture that is based in social values, and, that, unfortunately, goes against the occidental scientific and technological culture.
  • CONDILLAC E O ENSINO DE CIÊNCIAS: QUE RELAÇÕES PODEMOS ENCONTRAR AINDA HOJE? Artigos

    Caixeta, Maria Emilia

    Resumo em Português:

    Resumo: Via de regra, pouco nos ocupamos em pensar as epistemologias que sustentam e orientam as ações em sala de aula. Há um relativo consenso de que os livros didáticos desempenham um papel importante na definição dos currículos. O objetivo deste trabalho será, pois realizar uma leitura da sala de aula de ciências da primeira série do Ensino Fundamental quanto às suas filiações epistemológicas. Para isso, será analisado um conjunto de atividades de ensino extraído de uma coleção de ciências destinada ao nível fundamental . Esse estudo será complementado ainda com entrevistas realizadas com estudantes desse nível de ensino. A discussão dessas lições de aula está referenciada na corrente sensualista e na história dos manuais didáticos de ciências. Os princípios filosóficos iluministas foram tomados com vista a auxiliar na interpretação da origem de algumas idéias recorrentes no ensino de ciências, por exemplo, no que diz respeito à importância que os órgãos dos sentidos desempenha na compreensão e explicação do mundo natural. Na confluência do racionalismo cartesiano e iluminista emergiu uma orientação teórico- metodológica de cunho empírico-sensualista que perdura até hoje nas práticas escolares, sem que se proceda a uma análise crítica dessa orientação fundamentada na epistemologia contemporânea.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Usually, we don't thinking about the epistemologies that support and guide the actions in classrooms. There is a relative consensus that the textbooks play an important role in the definition of science curricula. The aim of this article is to analyze the epistemological filiations in the science textbooks for elementary school. Activities from a series of science textbooks for elementary-middle school were analyzed, considering a review of the history of didactic manuals. The study was complemented with interviews with students of this level of education. The illuminists' philosophical principles had been taken to assist in the interpretation of the origin of some recurrent ideas in the education of sciences, for example, in respect to the importance that the senses have in understanding and explaining the natural world. In the confluence of the Cartesian and illuminist rationalism emerged a theoretical-methodological orientation with an empiricist-sensualist nature that persists until today in school practices without a critical analysis of this orientation based on the contemporary epistemology.
  • DESVINCULAÇÃO ENTRE AVALIAÇÃO E ATRIBUIÇÃO DE NOTA: ANÁLISE DE UM CASO NO ENSINO DE FÍSICA PARA FUTUROS PROFESSORES Artigos

    Harres, João Batista Siqueira

    Resumo em Português:

    Resumo: Este trabalho relata uma proposta de avaliação adotada com futuros professores em uma disciplina de física na qual a avaliação não tem relação com a nota (classificação). Esta proposta está integrada a uma perspectiva didática mais ampla na qual pretende-se que os alunos assumam um papel ativo na disciplina. Parte-se do princípio de que na formação inicial de professores a busca da autonomia e da responsabilidade pela própria aprendizagem está condicionada a vivencia de um ambiente que favoreça o desenvolvimento da auto-avaliação para o qual considera-se que o processo de atribuição de nota é um obstáculo. Vinculado a um processo investigativo mais amplo de formação, apresenta-se os fundamentos e as estratégias da postura de não julgar o conhecimento dos alunos e as características do processo avaliativo não sancionador, processual e formativo. Ao final, são apresentadas algumas manifestações desses futuros professores sobre a experiência vivida e uma escala de evolução das práticas avaliativas que orienta o processo formativo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This work describes a proposal for evaluation adopted with future teachers in one discipline of physics in which the assessment does not have a relationship with the grade (classification). This proposal is integrated to a broader didactic perspective that aims that pupils assume an active role in the discipline. We have as principle the notion that in pre-service teacher education the search for autonomy and responsibility for their own learning is conditioned to experiencing an environment that favors the development of self-assessment, for which grading is considered an obstacle. Tied to a broader process of education, we present the basis and the strategies for taking position and not judging pupils' knowledge, as well as the characteristics of the assessment that doesn't sanction but focus on process and is formative. We conclude presenting some these future teachers' ideas on the lived experience and a scale of the evolution of the practical assessment that guides the formative process.
  • DO SABER FAZER AO SABER DIZER: UMA ANÁLISE DO PAPEL DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA APRENDIZAGEM CONCEITUAL DE FÍSICA. Artigos

    Greca, Ileana Maria; Moreira, Marco Antonio

    Resumo em Português:

    Resumo: Neste trabalho propomo-nos retomar a discussão sobre a aprendizagem procedimental e a aprendizagem conceitual, de acordo com a perspectiva da Teoria dos Campos Conceptuais de Vergnaud. Partindo de uma visão integrada de ambas as aprendizagens, argumentaremos a favor de uma postura que considere os problemas tradicionais e os problemas abertos como sendo ambos indispensáveis e complementares para a compreensão de conceitos físicos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In this paper we resume the discussion on procedural learning and concept learning in the light of Vergnaud's conceptual fields theory. From an integrated perspective of both kinds of learning we argue in favor of an instructional posture that would consider both traditional paper-and-pencil problems and open-ended problems as indispensable and complementary to the understanding of physical concepts.
  • ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA: UM NOVO "PARADIGMA"? Artigos

    Auler, Décio

    Resumo em Português:

    Resumo: Busca-se ampliar o debate sobre a denominada Alfabetização Científico- Tecnológica. Neste âmbito, postula-se a necessidade de superar o ensino meramente propedêutico, disciplinar. Discute-se, enquanto configuração curricular, a progressiva substituição da abordagem conceitual pela abordagem temática. Tal encaminhamento está alicerçado em pressupostos do educador brasileiro Paulo Freire, bem como do denominado movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The objective of this paper is to broaden the discussion regarding the so-called Technological-Scientific Literacy. In this sense, the need to surpass the preliminary and disciplinary teaching is postulated. It has been discussed, as curricular configuration, the progressive substitution of the conceptual by the thematic approach. Such approach is based on the presuppositions of Paulo Freire (the Brazilian educator) as well as on the movement of Society-Technological-Science.
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