Acessibilidade / Reportar erro

O Programa de Educação Tutorial (PET) e a relação de estudantes com o saber referente à escrita acadêmica1 1 Este trabalho é resultado de estágio de pós-doutorado em Educação realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Este estágio e a pesquisa realizada sob a orientação do Prof. Bernard Charlot (Paris 8/UFS), estiveram vinculados ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Contemporaneidade (EDUCON) da mesma universidade.

El Programa de Educación Tutorial (PET) y la relación de estudiantes con el saber concerniente a la escritura acadêmica

RESUMO

O artigo discute tendências dominantes na relação de estudantes dos Programas de Educação Tutorial (PET) de uma universidade federal brasileira com o saber escrever, a fim de conhecer os móbeis e sentidos que configuram tal relação e os guiam na apropriação das práticas de letramento acadêmico. Apoia-se na abordagem da relação com o saber de Bernard Charlot e da relação com a escrita de Barré-de-Miniac, bem como no modelo dos letramentos acadêmicos discutido por Lea e Street. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 26 estudantes de graduação e bolsistas do referido programa, sendo 12 do grupo de PET de Pedagogia e os outros 14 de vários cursos da mesma universidade. Três tipos ideais de relação com o saber escrever, formulados a partir dos posicionamentos dos estudantes sobre o aprender a escrever, permitiram identificar e analisar as tendências dominantes e, por conseguinte, os móbeis e sentidos que perpassam a referida relação: base para o futuro, suprimento de necessidades e marca de participação.

Palavras-Chave:
Relação com o Saber; Letramento Acadêmico; Relação com a Escrita

Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br