Acessibilidade / Reportar erro

DISPOSITIVOS DE NORMATIZAÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA ESCOLA: FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS SOCIAIS NO DISTRITO FEDERAL* * Esse texto é resultado do desenvolvimento do projeto de pesquisa intitulado Novos rumos para o Ensino de Sociologia nas escolas do Distrito Federal: qualificação e inovação pedagógica, realizado no quadro do EDITAL PRODOCÊNCIA 028/2010, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que o financiou. Foi executado, coordenado e orientado pelo Decanato de Ensino de Graduação da UnB, 2011 a 2013 com participação de estudantes de Graduação em Ciências Sociais e de Pós-graduação em Sociologia da UnB.

Teaching knowledge and pedagogic mediations for teaching sociology at schools: a study of undergraduates training in Social Sciences at the University of Brasilia

Des savoirs enseignants et des médiations pédagogiques pour l’enseignement de sociologie aux écoles: une étude sur la formation d´enseignants en sciences sociales à l´Université de Brasilia

RESUMO:

Este artigo trata de aspectos sociocognitivos e institucionais relacionados ao descompasso entre formação instrucional, saberes docentes e mediações pedagógicas em Ciências Sociais expresso na prática docente de licenciandos e professores de Sociologia em escolas públicas e particulares do Distrito Federal do Brasil. Baseada em questionários, entrevistas semiestruturadas e análise documental, chegamos à seguinte tipologia de representações de práticas docentes em Ciências Sociais: institucionalizadas, desconexas e propositivas. Inferimos que tanto os desafios como as perspectivas para a Sociolgia no ensino médio do Distrito Federal passam pelo equilíbrio entre transposição de conteúdos instrucionais adaptados ao perfil sociocognitivo do alunato e formação e saberes docentes dos professores que atuam em contextos escolares diversos e adversos.

Palavras-chave:
Saberes e formação de docentes; Mediações pedagógicas; Ensino de Sociologia; Escolas do Distrito Federal

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br