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RANKINGS ACADÊMICOS E UNIVERSIDADES DE CLASSE MUNDIAL: RELAÇÕES, DESDOBRAMENTOS E TENDÊNCIAS * * Este artigo é derivado de pesquisa desenvolvida na Tese de Doutorado intitulada “Universidade de Classe Mundial e o consenso da excelência: tendências globais e locais”, tendo esta contado com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Academic rankings and world class universities: relations, consequences and trends

Classements académiques et universités de classe mondiale : relations, deploiement et tendances

RESUMO:

Neste artigo analisaram-se as relações entre os rankings acadêmicos e o modelo de Universidade de Classe Mundial, bem como a capacidade indutora desses instrumentos em termos de políticas, planejamento e gestão. Para isso, a metodologia contou com levantamento bibliográfico e análise de documentos, indicadores e métricas dos rankings Academic Ranking of World Universities (Ranking Acadêmico de Universidades Mundiais) e Times Higher Education. Considera-se, portanto, que os rankings são tecnologias que operam via governança baseada em benchmarking, criando um espaço de visibilidade internacional, em que se acirra a competitividade, corrobora-se com a difusão do modelo de Universidade de Classe Mundial, indicando como tendência o aprofundamento da diferenciação institucional e o fortalecimento de concepções de universidade e ciência cada vez mais pragmáticas.

Palavras-chave:
Rankings; Governança; Universidade de Classe Mundial

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