Acessibilidade / Reportar erro

Mapeamento das representações sociais da Psicologia: um estudo em contexto português

Resumo

Objetivo:

O presente estudo teve por objetivo analisar as representações sociais da Psicologia numa amostra de inquiridos portugueses, contribuindo, assim, para um maior entendimento do significado social dessa área científica.

Método:

Foi realizada uma tarefa de associação em uma amostra composta de 205 portugueses aos quais foi dado como estímulo a palavra “Psicologia”. Os dados foram analisados através de análise de conteúdo, com apoio do software Max-Qda.

Resultados:

Os principais resultados evidenciam uma maior diversidade de representações face a estudos anteriores. No entanto, a representação dominante em termos interventivos continua a ser a clínica curativa e o paradigma médico.

Conclusão:

Esta pesquisa permitiu evidenciar a necessidade de que profissionais de Psicologia e entidades que os representam reforcem a visibilidade e a consciência da comunidade em geral sobre as áreas de aplicação da Psicologia, quer no contexto científico, quer no profissional.

Palavras-chave
Portugal; Psicologia; Representação social

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br