Acessibilidade / Reportar erro

Antiga vocação, nova realidade: vivências de professoras de ensino fundamental durante a pandemia da COVID-19

Resumo

Objetivo

A pandemia da COVID-19 acarretou isolamento social e fechamento das escolas como medidas para conter sua propagação. Fundamentado na fenomenologia, o presente estudo objetivou conhecer e compreender os sentidos e significados que 10 professoras, de Ensino Fundamental, atribuíram ao seu trabalho em meio à pandemia da COVID-19.

Método

Encontros dialógicos foram realizados com cada participante, gerando Narrativas Compreensivas.

Resultados

Os resultados foram organizados em cinco elementos significativos: (a) realização de um sonho de infância decorrente da influência de pessoas significativas; (b) docência como um ato de amor e de transformação social; (c) busca contínua por espaço e reconhecimento social, (d) pandemia como desequilíbrio de vida e profissão e (e) professores digitais como uma nova realidade.

Conclusão

Destaca-se a reiteração do compromisso, e a motivação das professoras, frente aos desafios impostos e as necessidades de adaptação e resiliência, assim como uma mudança de perspectiva na autoimagem e percepção da valorização social em relação ao trabalho docente.

Palavras-chave
Ensino fundamental; Pesquisa qualitativa; Ensino; Condições de trabalho; Equilíbrio trabalho-vida

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br