Resumo
Objetivo
A pandemia da COVID-19 acarretou isolamento social e fechamento das escolas como medidas para conter sua propagação. Fundamentado na fenomenologia, o presente estudo objetivou conhecer e compreender os sentidos e significados que 10 professoras, de Ensino Fundamental, atribuíram ao seu trabalho em meio à pandemia da COVID-19.
Método
Encontros dialógicos foram realizados com cada participante, gerando Narrativas Compreensivas.
Resultados
Os resultados foram organizados em cinco elementos significativos: (a) realização de um sonho de infância decorrente da influência de pessoas significativas; (b) docência como um ato de amor e de transformação social; (c) busca contínua por espaço e reconhecimento social, (d) pandemia como desequilíbrio de vida e profissão e (e) professores digitais como uma nova realidade.
Conclusão
Destaca-se a reiteração do compromisso, e a motivação das professoras, frente aos desafios impostos e as necessidades de adaptação e resiliência, assim como uma mudança de perspectiva na autoimagem e percepção da valorização social em relação ao trabalho docente.
Palavras-chave
Ensino fundamental; Pesquisa qualitativa; Ensino; Condições de trabalho; Equilíbrio trabalho-vida