Acessibilidade / Reportar erro

Edição genética do embrião humano: tensões e controvérsias de posicionamentos entre cientistas

Resumo

Objetivo:

O objetivo deste trabalho foi analisar a relação entre o posicionamento dos cientistas sobre a edição de embriões e os diferentes tipos de conhecimento envolvidos nesses debates.

Método:

Utilizando o software IRAMUTEQ realizou-se uma análise lexical de 151 artigos científicos nas bases de dados PubMed e Web of Science.

Resultados:

Os resultados demonstraram que a edição genética de embriões se apresenta em dois blocos argumentativos: o primeiro se refere à técnica de edição e suas possibilidades e o segundo discute os impactos dessas técnicas na arena pública. Os achados demonstram consenso sobre as potencialidades da edição, contudo dilemas sobre a sua eficácia foram também destacados.

Conclusão:

Evidenciou-se a presença de embates éticos sobre a edição de embriões entre os especialistas em relação ao nascimento de bebês geneticamente modificados. Observou-se que a edição genética é marcada por conflitos que não se limitam apenas a contextos biológicos, mas que tangem diferentes aspectos da vida social.

Palavras-chave
Bioética; Edição de genes; Embrião humano; Representação social

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br