Acessibilidade / Reportar erro

Motivação do professor para o ensino: evidências de validade de instrumento de avaliação

Resumo

Objetivo:

A motivação do professor está associada às suas conquistas, saúde e bem-estar, que refletem na qualidade do ensino. Com base na Teoria da Autodeterminação, buscou-se evidência de validade de um instrumento para avaliar a motivação do professor para ensinar, contendo 26 itens a serem respondidos em uma escala do tipo Likert.

Método:

O questionário Motivação do professor para o ensino foi aplicado online em uma amostra de 509 professores do ensino superior, 50,39% do sexo feminino e 49,41% do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 25 e os 73 anos. Os dados foram analisados por meio da Análise Fatorial Exploratória, utilizando-se o método de Análise Paralela.

Resultados:

A Análise Fatorial Exploratória revelou uma estrutura de dois fatores com alguns problemas estruturais que exigiram a exclusão de alguns itens. A versão de 17 itens da motivação do professor para ensinar foi simples e os índices de ajuste estimados foram muito bons.

Conclusão:

As altas cargas fatoriais obtidas entre os itens e os dois fatores aos quais eles se agrupam permitem considerá-los representantes dos construtos Motivação Autônoma e Controlada.

Palavras-chave:
Análise fatorial; Motivação; Testes psicológicos; Professores

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br