Acessibilidade / Reportar erro

Fatores associados ao desempenho cognitivo acima da média em idosos longevos

Resumo

Objetivo

Investigar os fatores associados ao desempenho igual ou superior ao percentil 95 no Miniexame de Estado Mental de pessoas idosas com 80 anos e mais.

Método

Trata-se de uma pesquisa transversal, descritiva e quantitativa, conduzida com uma amostra de conveniência composta por 101 idosos cognitivamente saudáveis, residentes no Distrito Federal e avaliados por escalas de humor, suporte social, desempenho funcional e saúde.

Resultados

Análises estatísticas bivariadas indicaram que os longevos com melhor desempenho cognitivo no Miniexame de Estado Mental, quando comparados aos participantes com desempenho abaixo ao percentil 95, apresentaram melhor autopercepção de saúde, maior satisfação com a capacidade de resolução de tarefas cotidianas, avaliação mais positiva do suporte social geral e relacionado ao domínio de ter com quem conversar quando se sente sozinho.

Conclusão

O elevado desempenho cognitivo global na velhice se associa à saúde percebida, à satisfação em relação ao desempenho funcional e ao suporte social.

Palavras-chave:
Cognição; Envelhecimento; Saúde do idoso

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br