Acessibilidade / Reportar erro

Racionalidades teórico-metodológicas no cuidado aos familiares de pessoas com transtornos por uso de álcool

Resumo

Objetivo:

Este estudo objetiva compreender as racionalidades teórico-metodológicas que guiam práticas psicológicas de cuidado a familiares de pessoas com transtornos por uso de álcool.

Método:

Para este estudo teórico-reflexivo realizamos uma busca sistemática de artigos de revisão de literatura para compreender as modalidades de intervenção, seus enquadres teórico-metodológicos e resultados clínicos ou eficácia. Na sequência, uma busca complementar de artigos e capítulos de livro foi conduzida a fim de mapear e analisar as práticas de cuidado profissional mais utilizadas, bem como seus pressupostos teóricos.

Resultados:

Foram identificadas seis racionalidades teórico-metodológicas que guiam o raciocínio clínico do profissional em torno de conceitos-chave sobre o sofrimento emocional dos familiares: 1) estresse familiar; 2) dinâmica familiar; 3) déficit de repertório comportamental; 4) conduta codependente; 5) rigidez das defesas psíquicas; 6) potencialidade para a mudança psicológica.

Conclusão:

A identificação dessas racionalidades auxilia o profissional no planejamento de suas práticas de modo crítico e informado.

Palavras-chave:
Transtorno do abuso de álcool; Relações familiares; Prática profissional

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br