Resumo
Objetivo
Comparar os níveis de empatia afetiva e cognitiva entre estudantes universitárias das áreas da saúde, exatas e humanas foi o objetivo desse estudo.
Método
Trata-se de um estudo transversal realizado de forma on-line com a participação de 519 estudantes das humanas, saúde e exatas. Os dados foram coletados através de um questionário sociodemográfico e a Escala Multidimensional de Reatividade Interpessoal.
Resultados
Os estudantes eram predominantemente do sexo feminino (74,4%). Diferença estatisticamente significativa foram identificadas na comparação da empatia total e dos domínios afetivo e cognitivo. Os estudantes da saúde apresentam maiores níveis de empatia total e empatia afetiva. Enquanto o domínio cognitivo é apresentado em maiores níveis pelos estudantes das exatas comparado aos da saúde e humanas.
Conclusão
Conclui-se que os estudantes de saúde apresentam maiores níveis da empatia e do domínio afetivo, enquanto os estudantes das exatas apresentam maiores níveis da empatia cognitiva.
Palavras-chave:
Estudos transversais
;
Empatia
;
Habilidades sociais
;
Estudantes de medicina