Acessibilidade / Reportar erro

Prevalência de adicção em internet e fatores associados em estudantes

Resumo

Objetivo:

Estudo transversal que estimou prevalência de Adicção em Internet e fatores associados entre estudantes do Ensino Médio e Superior em Montes Claros - Minas Gerais, Brasil.

Métodos:

A Adicção em Internet foi avaliada pelo Internet Addiction Test e se investigaram fatores demográficos, socioeconômicos, estilo de vida e perfil de uso de internet. Foram realizadas análises descritivas e modelo de regressão de Poisson.

Resultados:

Dos 2.519 participantes, 52,3% apresentaram problemas de Adicção em Internet. No grupo de estudantes de Ensino Médio examinado, identificaram-se os seguintes fatores: sexo feminino, idade >16, classe C, consumo de álcool, sono prejudicado, uso frequente das redes sociais e tempo de conexão. No Ensino Superior, foram constatados: sexo feminino, idade >23, atividade remunerada, classe C e D/E, consumo de álcool, sono prejudicado, alimentação não balanceada, uso frequente das redes sociais e tempo de conexão.

Conclusão:

Houve expressiva prevalência de Problemas com Adicção em Internet, desfecho associado a características demográficas, socioeconômicas, ao estilo de vida e ao uso da internet.

Palavras-chave:
Comportamento aditivo; Estudos epidemiológicos; Internet; Saúde do estudante

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br