Acessibilidade / Reportar erro

Ansiedade e depressão em profissionais da saúde durante a pandemia da COVID-19

Resumo

Objetivo

Investigar a prevalência e os fatores associados à depressão e ansiedade entre profissionais de saúde durante a pandemia de COVID-19 no extremo sul do Brasil.

Método

Estudo transversal realizado com 264 profissionais de saúde, entre agosto e dezembro de 2020. Depressão e ansiedade foram avaliadas por meio do Questionário de Saúde do Paciente e da Escala de Ansiedade Generalizada. Foi realizada análise de regressão linear multivariável.

Resultados

A prevalência de depressão e ansiedade entre os profissionais de saúde foi de 32,4% e 26,2%, respectivamente. Ser técnico de enfermagem, ter familiar que tenha perdido o emprego, ser responsável pela renda familiar, ter 50 anos ou mais, ser divorciado/viúvo, ter feito exame para COVID-19, ter sofrido evento traumático na vida e ter recebido aconselhamento psicológico no trabalho esteve associado a depressão e ansiedade.

Conclusão

Neste estudo, receber aconselhamento psicológico no trabalho foi um fator de proteção para ansiedade e depressão.

Palavras-chave:
GAD-7; Pessoal de Saúde; Transtornos mentais; PHQ-9; SARS-CoV-2

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br