Acessibilidade / Reportar erro

Depressão, estado de saúde e satisfação de vida em ouvidores de vozes

Resumo

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi analisar a ocorrência de episódios depressivos e sua relação com estado de saúde e satisfação de vida em usuários ouvidores de vozes.

Método:

Trata-se de um estudo transversal realizado entre fevereiro e março de 2019. Para coleta de dados utilizou-se um questionário com questões socioeconômicas, condições de saúde, Inventário de Depressão de Beck e Escala de Satisfação com a Vida. O banco de dados foi elaborado no programa Epidata e a análise no Stata 11.

Resultados:

Participaram da pesquisa 112 usuários, sendo que 82 responderam todas as questões do inventário de Beck. Os usuários que referiram considerar sua saúde como péssima/ruim e aqueles que possuíam hipertensão arterial apresentaram depressão. Além disso, a baixa satisfação com a vida também foi associada com a presença de sintomas depressivos.

Conclusão:

Diante disso, evidencia-se a importância de se considerar esses aspectos no cuidado à saúde de ouvidores de vozes.

Palavras-chave
Depressão; Nível de saúde; Saúde mental; Qualidade de vida

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br