Acessibilidade / Reportar erro

Infecção crônica por Toxoplasma gondii está associada à diminuição de desempenho da memória de trabalho em mulheres

Resumo

Objetivo

O presente estudo investigou alterações de humor, controle inibitório e memória de trabalho associadas à infecção por T. gondii em uma amostra de mulheres brasileiras.

Método

Vinte e oito participantes foram distribuídas igualmente em dois grupos de acordo com a sorologia para infecção crônica por T. gondii. As participantes responderam a um questionário sociodemográfico, à CES-D e realizaram as tarefas Simon e N-Back.

Resultados

As participantes infectadas apresentaram menor acurácia e maior tempo de resposta na tarefa N-Back. Nenhuma diferença significativa foi encontrada na tarefa Simon ou na escala de depressão.

Conclusão

Nossos achados sugerem que a infecção crônica por T. gondii pode resultar em comprometimento da memória de trabalho, e apontam para a importância de políticas públicas de prevenção dessa infecção.

Palavras-chave:
Depressão; Memória de curto prazo; Toxoplasmose

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br