Acessibilidade / Reportar erro

Mala terapêutica baseada em atividades lúdicas para reabilitação de pessoas com AVC

Resumo

Introdução:

A reabilitação das pessoas que sofreram acidente vascular encefálico depende do empenho do paciente e das estratégias e tecnologias de reabilitação empregadas.

Objetivo:

Desenvolver uma maleta com atividades reabilitatórias por meio de dispositivos que proporcionem, de forma lúdica e motivadora, exercícios funcionais.

Método:

Identificou-se as principais funções motoras e sensoriais perdidas em decorrência do AVE e modelou-se pranchas de atividades contendo estrutura e estratégias adequadas à realização de exercícios reabilitatórios. Realizou-se um ensaio piloto com um indivíduo que sofreu AVE.

Resultados:

A maleta possui três pranchas envolvendo dispositivos para exercícios de propriocepção, coordenação motora, pinça fina e reeducação para diminuição da agnosia, para aumento de força muscular e para treino cognitivo.

Conclusão:

A maleta confeccionada cumpriu seu intuito de reeducação funcional pela ludicidade, proporcionando melhora na habilidade de encaixe de peças e diferenciação de cores bem como no aumento de força e no reconhecimento de formas e texturas.

Palavras-chave:
Osteoartrite; Dor; Qualidade de Vida; Treinamento de Resistência

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br