Acessibilidade / Reportar erro

Inclusão Laboral de trabalhadores com deficiência: estudo de caso na construção civil

Resumo

Objetivo

: o objetivo do artigo foi avaliar e descrever as diversas tarefas dos postos de trabalho do servente, pedreiro, pintor letrista e encarregado de turma da construção civil para determinar o perfil dos trabalhadores com deficiência que poderiam exercer essas funções e quais as adaptações necessárias.

Métodos

: esta pesquisa trata-se de um estudo descritivo transversal de abordagem quantitativa. Foi utilizada observação direta das atividades realizadas no canteiro de obras em cada uma das funções avaliadas e do ambiente; entrevistas com dois trabalhadores de cada uma das funções avaliadas, com exceção do pintor letrista, que só havia um trabalhador, o trabalhador com deficiência, um engenheiro civil da obra e um técnico de segurança para descrever detalhadamente, em conjunto, como eram realizadas cada uma das tarefas prescritas; registro em vídeo e fotográfico da execução das tarefas e, para análise dos postos de trabalho, foram utilizados os recursos do software ErgoDis/IBV. No momento em que foi realizada a pesquisa de campo, estavam trabalhando na obra um total de 1.547 funcionários.

Resultados

: observou-se que os trabalhadores com deficiência auditiva poderiam exercer as atividades avaliadas sem nenhuma adaptação no ambiente de trabalho e que, para indivíduos com amputação de perna ou pé, seriam necessárias algumas adaptações.

Considerações finais

: apenas os trabalhadores com deficiência auditiva total e parcial poderiam exercer todas as funções analisadas sem nenhuma mudança no ambiente de trabalho e que os indivíduos com amputação de perna ou pé somente poderão exercer as tarefas nos postos de trabalho avaliados se utilizarem próteses adequadas.

Palavras-chave:
Ergonomia; Saúde do Trabalhador; Pessoa com deficiência; Inclusão laboral; Indústria da Construção

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br