Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da massa muscular, risco de quedas e medo de cair em idosos com neuropatia diabética

Resumo

Objetivo

: Avaliar a massa muscular, risco de quedas e medo de cair em idosos com neuropatia diabética (NPD).

Métodos

: Foram selecionados 50 pacientes idosos com diabetes mellitus (DM) e diagnóstico de neuropatia diabética (NPD) onde realizou-se avaliação do risco de queda pela escala de equilíbrio de Berg (EEB), medo de cair por meio da escala de eficácia de quedas (FES-I) e massa muscular por meio da bioimpedância tetrapolar (BIA) e equação de Jansen. Os indivíduos foram divididos em dois grupos: um com história de quedas nos últimos seis meses (G1) e sem história de quedas (G2).

Resultados

: Observou-se diferenças significativas entre G1 e G2 quanto à massa magra (p,0,05), risco de quedas por meio da EEB (p<0,01) e medo de cair por meio da FES-I (p<0,01), além de correlação importante entre a EEB e BIA(r= 0,45 e p<0,01), demonstrando que quanto maior for a massa magra, menor será o risco de cair.

Conclusões

: Houve associação entre pouca massa magra, risco e medo de cair em idosos com NPD no tocante a história de quedas da própria altura nessa população.

Palavras-chave:
Idoso; Neuropatias Diabéticas; Sarcopenia; Acidentes por quedas; Medo

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br