Acessibilidade / Reportar erro

Impacto da dor lombopélvica no equilíbrio postural durante a atividade do sentar-levantar em mulheres grávidas: estudo transversal

Resumo

Introdução:

O surgimento de patologias dolorosas na gestação, como a dor lombopélvica (DLP), podem influenciar na realização de atividades funcionais, como o sentar-levantar, ao longo do período gestacional.

Objetivo:

Comparar as variáveis do equilíbrio postural estático e dinâmico (atividade do sentar-levantar) entre gestantes com e sem dor lombopélvica e as variáveis-desfecho entre os trimestres gestacionais.

Método:

Participaram desse estudo 100 mulheres grávidas alocadas da seguinte maneira: 51 gestantes no grupo com DLP e 49 gestantes no grupo sem DLP. Todas as participantes foram submetidas ao protocolo de avaliação: preenchimento de ficha de identificação, Escala Visual Analógica (EVA) e Oswestry Disability Índex (OII), seguido da avaliação do equilíbrio postural por meio do Balance Master System® .

Resultados:

64,7% das mulheres no terceiro trimestre gestacional relataram DLP. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre a presença/ausência da DLP nas variáveis do equilíbrio postural (p>0,05). Contudo, observou-se diferença estatística ao analisar a idade gestacional na variável velocidade de oscilação em superfície firme de olhos fechados (VFOF) (p=0,001).

Conclusão:

Mulheres no terceiro trimestre gestacional apresentam queixas de dor lombopélvica. Entretanto, os dados obtidos sugerem que mulheres com DLP não tem alteração no equilíbrio postural durante o movimento sentar-levantar quando comparadas a gestantes sem dor.

Palavras-chave:
Dor; Medição da Dor; Gestação; Fisioterapia

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br