Acessibilidade / Reportar erro

Estudo comparativo entre a terapia manual e a TENS Burst em pacientes portadores de cefaleias tensionais

Introdução

Cefaleia ou dor de cabeça é um dos sintomas mais comuns na população em geral.

Objetivo

Comparar a eficácia de modalidades de fisioterapia — terapia manual e estimulação nervosa transcutânea (TENS) — para cefaleia do tipo tensional.

Materiais e métodos

O estudo foi composto inicialmente por 60 indivíduos, mas apenas 40 completaram-no em virtude dos critérios de exclusão. Estes foram divididos em grupo controle e grupo de intervenção. O grupo controle recebeu terapia manual e o grupo de intervenção recebeu TENS. Os pacientes foram submetidos a 10 sessões de tratamento, sendo estas feitas dois dias por semana, com duração de 30 minutos cada.

Resultados

As características relacionadas ao estilo de vida, problemas posturais e amplitude de movimento são responsáveis pelas principais causas de dor de cabeça de tensão.

Discussão

Os tratamentos foram eficazes em todos os casos em relação à intensidade de dor, mas a utilização de técnicas de terapia manual deu aos pacientes uma melhor qualidade de vida, em comparação com a utilização de TENS.

Considerações finais

O tratamento dessa condição merece análise e estudos, no entanto, há poucos estudos científicos que estudam técnicas de fisioterapia, especialmente com relação ao uso da TENS.

Cefaleia do tipo tensional; Modalidades de fisioterapia; Estimulação elétrica nervosa transcutânea


Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br