Acessibilidade / Reportar erro

Consumo audiovisual em plataformas digitais: a configuração de práticas e fluxos na rotina de usuários da Netflix

Audiovisual consumption on digital platforms: configuring practices and flows in the routine of Netflix users

Resumo

O artigo aborda as práticas relacionadas ao consumo de conteúdo audiovisual em plataformas digitais a partir do estudo da relação dos usuários com a Netflix, sob o viés da teoria da prática. A reflexão parte do resultado da tese de doutoramento da autora, que envolveu a coleta de dados quantitativos e qualitativos. Neste artigo, são discutidos os resultados das entrevistas e a observação dos espaços de consumo dos usuários. Em termos gerais, nota-se o estabelecimento e a reprodução de fluxos de consumo interconectados, nos quais usuários e empresa relacionam-se recursivamente: de um lado, há a disponibilização contínua de conteúdo, e do outro, o acesso rotinizado, fragmentado e marcado pela insaciabilidade e autonomia do tempo dedicado à prática, o que favorece a manutenção da estrutura estabelecida pela plataforma.

Palavras-chave
consumo audiovisual; plataformas digitais; Netflix

Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com