Acessibilidade / Reportar erro

Querelas esquecidas dos game studies: monopólio e diversidade configuracional nos esports1 1 O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.

Forgotten quarrels in game studies: monopoly and configurational diversity in esports

Resumo

O intuito deste artigo é promover uma crítica ao monopólio temático exercido pelo esport profissional. Para desenvolver este argumento, apresentamos a noção de diversidade configuracional dos esports para considerar um conjunto de situações de jogo que compõe as atividades e experiências esportivas voltadas para videogames. Tal diversidade seria formada por pelo menos quatro configurações de esports: profissional, bricolada, comunitária e escolar. Para essa construção, buscamos apoio na literatura dos game studies, da comunicação, dos esportes e em experiências de trabalho de campo etnográfico empreendidas entre 2016 e 2022 com diferentes matrizes que constituem os esports no país.

Palavras chave
game studies ; esports ; comunicação; cultura gamer; diversidade

Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com