Acessibilidade / Reportar erro

Selfies no Instagram: implicações de uma plataforma na configuração de um objeto de pesquisa

Selfies on Instagram: implications of a platform in the configuration of a research object.

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar intervenções que a plataforma Instagram exerce em relação à configuração das selfies como objeto de pesquisa. Essa perspectiva se alinha com a abordagem que defende uma postura que visa tomar criticamente os dados digitais utilizados em investigações das Ciências Humanas e Sociais. Para tanto, em um primeiro momento, este artigo se vale do modelo proposto por Van Dijck (2013) que interpreta plataformas tanto como construtos tecno-culturais quanto como estruturas sócio-econômicas. A partir do tensionamento entre levantamento bibliográfico e evidências empíricas captadas em estudos anteriores, destaca-se que as dinâmicas incentivadas pela plataforma privilegiam a instantaneidade nas interações em torno de imagens, e levam a considerar as propriedades conversacionais das selfies para além de seu aspecto visual, em termos de legendas, hashtags e localização, reconfigurando a questão da visibilidade associada à exposição pessoal nesta plataforma.

Palavras-chave
selfies; plataforma; Instagram

Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com