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Metodologia de análise para redes interorganizacionais: competitividade e tecnologia

Analysis methodology for interorganizational networks: competitiveness and technology

Na literatura sobre redes empresariais tem-se notado a importância de dois temas interligados: competitividade e gestão tecnológica. Atualmente, a competitividade interfirmas é dependente dos investimentos em tecnologias realizados pelas empresas individuais que, por sua vez, estão baseados, primariamente, nos padrões de comportamento da demanda. Em relação ao ambiente interno das empresas que compõem a rede, os padrões de competitividade (que são derivados dos padrões de demanda) são usados como referenciais para se determinar as "melhores práticas" e as tecnologias organizacionais que otimizam o desempenho competitivo das empresas - e, conseqüentemente, o desempenho do arranjo interorganizacional. A proposição de uma metodologia para aumentar a competitividade da rede através de investimentos tecnológicos adequados - bem como sua aplicação em um arranjo interfirmas pertencente ao setor citrícola - representam os objetivos desse artigo.

Redes de empresas; Competitividade; Investimento tecnológico


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