Acessibilidade / Reportar erro

FILAS, VAIAS, ASSUADAS E DESACATO: A INDISCIPLINA DISCENTE NO ENSINO SECUNDÁRIO ALAGOANO (1856-1886)

CHULETAS, ABUCHEO, ALGARADA Y DESACATO: DISCENCIA SEDICIOSA EN LA EDUCACIÓN SECUNDARIA EN LA PROVINCIA DE ALAGOAS. (1856-1886)

ROWS, BOOS, RIOTS AND CONTEMPT: THE STUDENT INDISCIPLINE IN ALAGOAN SECONDARY EDUCATION (1856-1886)

TRICHERIE, HUÉES, VACARME ET INJURE: L’INDSICPLINE ÉTUDIANTE DANS L'ENSEIGNEMENT SECONDAIRE DANS LA PROVINCE D'ALAGOAS. (1856-1886)

Resumo

Analisa a indisciplina discente no ensino secundário nas Alagoas no século XIX e as práticas e táticas lidas como disputas travadas no âmbito escolar e para além deste. Consideram-se os rebatimentos provocados pela atuação dos sujeitos, discentes do ensino secundário, enunciados por autoridades ou membros da sociedade que foram divulgados como notícias na imprensa local. Tomando como fontes os periódicos locais como O Lyceista Alagoano, Diário das Alagoas e O Orbe, além de outros documentos acondicionados no Arquivo Público de Alagoas, o texto evidencia tensas relações de poder permeadas por conflitos num ambiente que visava vínculos de dominação, controle e disciplina. O modelo educativo marcou as personalidades dos sujeitos no controle de suas pulsões a partir da incorporação de um padrão de comportamento produzido no constante movimento das relações sociais. Conclui-se que os estudantes assumiram posicionamentos críticos, por vezes, subversivos, vistos como indisciplina, sobretudo quando questionavam as autoridades educacionais resultando em tensões e conflitos que se tornaram públicos na Província das Alagoas.

Palavras-chave:
indisciplina; ensino secundário; cultura juvenil

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com