Acessibilidade / Reportar erro

Inovação educacional em três periódicos brasileiros de História da Educação (1997-2022)

Innovación educativa en tres periódicos brasileros de História de la Educación (1997-2022)

Educational innovation in three brazilian periodicals of History of Education (1997-2022)

L'innovation éducative dans trois périodiques brésiliens d'Histoire de l'Éducation (1997-2022)

Resumo

Trata-se da comunicação de resultados de investigação sobre a presença da temática da inovação educacional em três periódicos brasileiros da área de História da Educação publicados entre 1997 e 2022, a saber: Revista História da Educação, criada pela Asphe, em 1997; Revista Brasileira de História da Educação, criada pela SBHE, em 2001; Cadernos de História da Educação, criada pelo Nephe/UFU, em 2002. A busca partiu dos termos Escola Nova, Renovação e Inovação. As informações coletadas foram classificadas nas seguintes categorias: ano de publicação; autorias, vínculos institucionais e países; títulos, temáticas, países e períodos abordados. Os resultados demonstraram que a produção na temática da inovação educacional foi contínua e significativa, com a publicação de 149 artigos pelos três periódicos, nos quais houve predominância de autorias, instituições e objetos de estudo relacionados ao espaço luso-brasileiro, com privilegiamento temporal da década de 1930.

Palavras-chave:
História; Educação; Periódicos; Escola Nova; Renovação; Inovação

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com