Acessibilidade / Reportar erro

PENSÕES E ENXOVAIS: INVESTIMENTOS FAMILIARES COM A INSTRUÇÃO EM INTERNATOS NA CORTE IMPERIAL DO RIO DE JANEIRO (SÉCULO XIX)

PENSIONES Y AJUARES: INVERSIONES FAMILIARES CON LA INSTRUCCIÓN EN INTERNADOS EN LA CORTE IMPERIAL DEL RÍO DE JANEIRO (SÉCULO XIX)

TUITIONS AND OUTFITS: FAMILY INVESTMENTS WITH INSTRUCTION IN BOARDING SCHOOLS AT IMPERIAL COURT IN RIO DE JANEIRO (XIX CENTURY)

PENSIONS ET TROUSSEAUX: INVESTISSEMENTS FAMILIAL AVEC INSTRUCTION INTERNATS DANS LA COUR IMPÉRIALE DE RIO DE JANEIRO (19 SIECLE)

RESUMO

Este artigo é uma abordagem histórica a respeito dos investimentos de famílias para o ingresso e estada de seus filhos e filhas nos internatos particulares da Corte Imperial do Rio de Janeiro (XIX). A educação dispensada nos internatos constituía-se em privilégio de classes ou de posições sociais de famílias abastadas, segmentos que podiam fazer face aos dispêndios do internato. O investimento das famílias com o internamento de seus filhos correspondia principalmente ao pagamento da mensalidade ou pensão (alimentação e alojamento), preparação do enxoval e pagamento pelo uso de utensílios do internato. O investimento com a educação nos internatos era uma estratégia de reprodução para as classes ricas e médias, de manutenção de posição social e das expectativas que depositavam nas futuras gerações.

Palavras-chave:
enxovais; educação; internatos; história; pensões

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com