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Encontros e desencontros entre projetos pedagógicos de cursos de Medicina e Diretrizes Curriculares Nacionais: percepções de professores

Convergence and gaps between medical courses educational projects and the National Curriculum Guidelines: university professors’ perceptions

Encuentros y desencuentros entre proyectos pedagógicos de cursos de Medicina y Directrices Curriculares Nacionales: percepciones de profesores

Compreender a consolidação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) demanda contextualizar a realidade de cada instituição. Sua implantação pressupõe (re) orientação do processo de formação na Saúde, com integração entre Projeto Pedagógico do Curso (PPC), Sistema Único de Saúde (SUS) e envolvimento docente. Para captar a percepção docente sobre o alinhamento entre PPC e DCN, realizou-se estudo exploratório com metodologia qualitativa e os docentes respondendo a um questionário. Utilizou-se análise de conteúdo para construção de categorias temáticas. Os docentes de uma escola reconhecem que o PPC não está alinhado às DCN. Revelam trabalho docente determinado por perfil profissional e pessoal. Em outra escola, cuja reforma curricular já adota metodologia de ensino-aprendizagem ativa, os docentes se sentem apropriados às DCN. Concluímos, portanto, que as mudanças no PPC são processos que demandam tempo, dedicação e comunicação, ou seja, maior mudança na instituição de ensino.

Palavras-chave
Educação médica; Integração ensino-serviço; Diretrizes para o planejamento em saúde


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