Acessibilidade / Reportar erro

Formação continuada por meio da pesquisa-ação: participação e decisão dos professores

Continuing education through action research: teacher participation and decision

La educación continua a través de la investigación-acción: participación y decisión de los docentes

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa de doutorado que tem como objetivo analisar a formação continuada desenvolvida por meio de um processo de pesquisa-ação. O local da pesquisa é uma escola de Educação Infantil localizada em uma capital do Centro-Oeste do país. Os sujeitos da pesquisa são cinco professores da Educação Infantil. Os dados da pesquisa, apresentados neste artigo, foram produzidos durante o ano de 2022. Destacamos que nossa opção pela abordagem qualitativa, especificamente pela metodologia da pesquisa-ação, é por entendermos que os professores que atuam na Educação Básica produzem, mediante sua atuação, uma gama de conhecimentos; portanto, apresentam condições de participar e de decidir o tipo de formação continuada que necessitam ter. Os aspectos teóricos que trazemos nesta pesquisa são aqueles que enfatizam os conhecimentos dos professores como importantes, necessários e qualificadores do processo de formação continuada. Como conclusão, podemos afirmar, com base na produção dos dados, que a formação continuada, desenvolvida por meio da pesquisa-ação, explicita que a possibilidade de participar e o poder de decisão dos professores fazem com que eles se sintam mais comprometidos e respeitados no ambiente formativo.

Palavras-chave
formação continuada; professores; pesquisa-ação

Universidade Católica Dom Bosco Av. Tamandaré, 6000 - Jd. Seminário, 79117-900 Campo Grande- MS - Brasil, Tel./Fax: (55 67) 3312-3373/3377 - Campo Grande - MS - Brazil
E-mail: suzantoniazzo@ucdb.br