Acessibilidade / Reportar erro

Cercados, o documentário: entre fatos e mentiras, entre imprensa e discursos1 1 Este artigo é uma versão revista e ampliada do trabalho apresentado no DT4 – GP Estudos de Televisão e Televisualidades do 44º INTERCOM - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado em outubro de 2021, na cidade de Recife-PE.

Cercados, el documental: entre hechos y mentiras, entre prensa y discursos

Resumo

No contexto da pandemia da COVID-19 no Brasil, ficou evidente o embate e a resistência da imprensa frente aos ataques e agressões protagonizados pelos negacionistas. O documentário Cercados, produzido pela Globoplay, objeto de análise deste trabalho, retrata os desafios dos bastidores da cobertura jornalística no primeiro ano de pandemia no Brasil. Apoiados em conceitos da teoria da enunciação e estudos de televisão, objetiva-se refletir sobre os efeitos de sentido produzidos pelo texto audiovisual e sua contribuição para a reflexão crítica acerca do cenário de desinformação, bem como da relevância do jornalismo como instituição do sistema democrático. Os resultados indicam que a organização do discurso, marcada pela estética da autorreferencialidade, possibilita ao enunciatário adentrar ao universo da produção jornalística e identificar-se com os papéis temáticos desempenhados pelos jornalistas.

Palavras-chave
Cercados; Enunciação; Televisualidades; Documentário; Jornalismo

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) Rua Joaquim Antunes, 705, 05415-012 São Paulo-SP Brasil, Tel. 55 11 2574-8477 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: intercom@usp.br