Acessibilidade / Reportar erro

Juventude, ciência e noções sobre a verdade: consumo de informação científica por estudantes de Ensino Médio de escolas públicas do Rio de Janeiro

Juventud, ciencia y nociones sobre la verdad: consumo de información científica por parte de estudiantes de la Enseñanza Secundaria de escuelas públicas de Río de Janeiro

Resumo

O enfrentamento à desinformação científica tem sido uma grande preocupação mundial. Reconhecendo os processos intersubjetivos de relações de confiança estabelecidas em meio às disputas sobre a informação científica, este artigo apresenta os resultados de um estudo exploratório junto a jovens de Ensino Médio de escolas públicas do estado do Rio de Janeiro, buscando entender seus hábitos de consumo midiático sobre ciência e suas formas de estabelecer confiança sobre os atores que produzem informação científica. Os achados dessa pesquisa apontam que os jovens prezam por valores de liberdades individuais, para relações de reconhecimento da autoridade científica e professoral – desde que dialógica –, desconfiança sobre a mídia e busca por maior participação quando conflitos sociais derivam do não-reconhecimento.

Palavras-chave
Usos sociais da mídia; Práticas informacionais; Informação científica; Letramento Midiático e Informacional; Reconhecimento

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) Rua Joaquim Antunes, 705, 05415-012 São Paulo-SP Brasil, Tel. 55 11 2574-8477 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: intercom@usp.br