Acessibilidade / Reportar erro

O que é ética? Quatro possibilidades conceituais na pesquisa em Comunicação

¿Qué es la ética? Cuatro posibilidades conceptuales en la investigación de la comunicación

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar quatro conceitos de ética utilizados no projeto de pesquisa “Publicidade ética-não-moralista”. Cada conceito trata do termo de maneira distinta: ética como sinônimo de moral, ética como legislação, estatuto ou código, ética como reflexão sobre a moral e ética como estética da existência. Para alcançar o objetivo, o trabalho utiliza o método de pesquisa bibliográfica e se fundamenta em textos produzidos principalmente pelos autores Yves de La Taille (2007)LA TAILLE, Y. de. Moral e Ética: dimensões intelectuais e afetivas. Porto Alegre: Artmed, 2007. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=8xn13mczBQYC&oi=fnd&pg=PA5&dq=%C3%A9tica&ots=5EihviAzIG&sig=4m8OPG17cB6-GoVGtBOXSai9hnI#v=onepage&q=%C3%A9tica&f=false. Acesso em: 09 jun. 2020.
https://books.google.com.br/books?hl=pt-...
, Adolfo Sánchez Vázquez (2017)VÁZQUEZ, A. S. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017. Disponível em: https://www.cairu.br/biblioteca/arquivos/servicosocialead/etica.pdf. Acesso em: 09 jun. 2020.
https://www.cairu.br/biblioteca/arquivos...
, Clóvis de Barros Filho (2014)BARROS FILHO, Clóvis. O que é moral? | Clóvis de Barros Filho. Casa do Saber. Youtube, mar. 2014. 1 vídeo (2min33s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Jsjn49FxJLc. Acesso em: 09 jun. 2020.
https://www.youtube.com/watch?v=Jsjn49Fx...
, Bruno Abílio Galvão (2014)GALVÃO, B. A. A ética em Michel Foucault: do cuidado de si à estética da existência. Revista Intuitio, v. 7, n. 1, 2014. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/intuitio/article/view/17068. Acesso em: 09 jun. 2020.
http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/...
e Michel Foucault (2019)FOUCAULT, M. História da sexualidade 2: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.. Com isso, entende que o termo ética pode ter diferentes sentidos e diferentes entendimentos, dependendo do contexto em que é aplicado.

Palavras-chave:
Ética; Moral; Publicidade; Comunicação

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) Rua Joaquim Antunes, 705, 05415-012 São Paulo-SP Brasil, Tel. 55 11 2574-8477 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: intercom@usp.br