Acessibilidade / Reportar erro

O negócio da produção de música no século 21: estudo comparativo do Jamendo e do iTunes

Music production business in the 21st century: a comparative study of Jamendo and iTunes

El negocio de la producción de música en el Siglo 21: estudio comparativo del Jamendo y del i Tunes

Este artigo tem por tema a produção de música no século 21. Mais especificamente, objetiva analisar como suportes de distribuição Web afetam o negócio da música do ponto de vista de quem a produz. A partir de levantamento bibliográfico sobre a Escola Austríaca de Economia, sobre as reconfigurações do negócio da música em função das plataformas de distribuição Web e sobre os modelos de propriedade intelectual (copyleft e copyright), pergunta-se: que modelo se torna mais vantajoso para o músico? Em que sentido? Para tanto, os objetos do estudo comparativo são os sites Jamendo e iTunes. Percebe-se que nenhum dos modelos analisados supera o modelo tradicional em termos de compensação financeira, apesar da quantidade inferior de intermediários envolvida. No entanto, a questão criativa fica favorecida.

Escola Austríaca de Economia; Negócio de produção da música; Direitos autorais; iTunes; Jamendo


Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) Rua Joaquim Antunes, 705, 05415-012 São Paulo-SP Brasil, Tel. 55 11 2574-8477 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: intercom@usp.br