Acessibilidade / Reportar erro

Alterações longitudinais nos parâmetros nutricionais e gasto energético de repouso na doença renal em estágio terminal

Resumo

Objetivos:

Avaliar o estado nutricional, o gasto energético em repouso, o gasto calórico e proteico e a evolução dos parâmetros bioquímicos em três estágios da doença renal crônica: pré-dialítico, no início do tratamento dialítico e 30 dias após o início do tratamento.

Métodos:

O teste do qui-quadrado e o teste t de Student foram utilizados para comparar as variáveis, e a análise das medidas repetidas foi utilizada para comparar os dados obtidos nos três momentos avaliados. Os resultados foram discutidos ao nível de significância de 5%.

Resultados:

Foram avaliados 35 pacientes, 60% mulheres e 60% com diabetes mellitus. Houve uma diminuição na circunferência do terço médio do braço (CMB) e na albumina sérica. O estado inflamatório e a ingestão calórica e protéica aumentaram. Não houve diferença significativa no gasto energético em repouso nos três momentos. A ureia sérica e a albumina sérica, a força de preensão manual e o consumo de proteínas após 30 dias do início da diálise foram maiores nos pacientes em diálise peritoneal, quando comparados com a população em hemodiálise.

Conclusão:

houve diminuição da circunferência do terço médio do braço e na albumina sérica, e aumento da ingestão protéica após a diálise. Os pacientes em diálise peritoneal apresentaram maior força muscular, mesmo com menor consumo proteico. O gasto energético em repouso não foi diferente entre os métodos de diálise e os momentos avaliados.

Palavras-chave:
Metabolismo Energético; Calorimetria Indireta; Insuficiência Renal Crônica; Estado Nutricional

Sociedade Brasileira de Nefrologia Rua Machado Bittencourt, 205 - 5ºandar - conj. 53 - Vila Clementino - CEP:04044-000 - São Paulo SP, Telefones: (11) 5579-1242/5579-6937, Fax (11) 5573-6000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: bjnephrology@gmail.com