Acessibilidade / Reportar erro

Qualidade de vida relacionada à saúde bucal em indivíduos com asma grave

RESUMO

Objetivo:

Avaliar a qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB) em indivíduos com asma grave, comparando-a com a observada em indivíduos com asma leve a moderada e sem asma.

Métodos:

Trata-se de um estudo transversal com 125 indivíduos: 40 com asma grave, 35 com asma leve a moderada e 50 sem asma. Foram avaliados o índice de dentes cariados, perdidos e obturados (CPO-D), o Periodontal Screening and Recording (PSR, Registro Periodontal Simplificado) e o fluxo salivar estimulado. Foram aplicados três questionários estruturados: o 14-item Oral Health Impact Profile (OHIP-14), o Medical Outcomes Study 36-Item Short-Form Health Survey, version 2 (SF-36v2) e o Índice de Capacidade para o Trabalho (ICT).

Resultados:

Periodontite e fluxo salivar reduzido foram mais comuns no grupo com asma grave do que nos grupos com asma leve a moderada e sem asma. Além disso, a pontuação obtida no ICT e em todos os domínios do SF-36v2 foi menor no grupo com asma grave do que nos grupos com asma leve a moderada e sem asma. A pontuação nos domínios do OHIP-14 também foi menor nos indivíduos com asma grave do que naqueles sem asma. Embora não tenha havido diferença significativa entre os grupos quanto à média do índice CPO-D, a maior média de dentes perdidos foi observada no grupo com asma grave. Correlações fortes entre os Resumos dos Componentes do SF-36v2 e pior QVRSB foram observadas apenas no grupo com asma grave.

Conclusões:

A asma grave parece estar relacionada com pior saúde bucal, pior QVRSB, menor ICT e menor pontuação nos domínios do SF-36v2.

Descritores:
Saúde bucal; Doenças periodontais; Asma

Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia SCS Quadra 1, Bl. K salas 203/204, 70398-900 - Brasília - DF - Brasil, Fone/Fax: 0800 61 6218 ramal 211, (55 61)3245-1030/6218 ramal 211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: jbp@sbpt.org.br