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Criando filho com autismo

RESUMO

Objetivo:

Este estudo buscou analisar os aspectos subjetivos associados à percepção dos pais sobre as mudanças ocorridas em suas vidas após o nascimento de seu filho com transtorno do espectro autista (TEA).

Métodos:

Estudo qualitativo, com abordagem metodológica de narrativa. Foram feitas entrevistas semiestruturadas com 7 pais e 16 mães de crianças com TEA em escola especial, Salvador-Bahia. As entrevistas foram transcritas, as categorias de análise, elaboradas e os dados, interpretados.

Resultados:

Foram identificadas cinco categorias: “impacto emocional e na saúde”, “impacto na vida diária/profissional e acadêmica”, “impacto na vida do casal e/ou afetiva/sexual”, “impacto na vida social” e “estratégias de adaptação”. A análise revelou que, apesar dos impactos sofridos, apoio social e ajuda profissional podem facilitar uma adaptação às mudanças na vida dos pais, a partir do nascimento do filho com TEA.

Conclusão:

Conviver e ser mãe ou pai de criança com TEA produz grande demanda física e emocional, mudança de papéis sociais, da vida social e da vida do casal e/ou afetiva/sexual, o que demonstra necessidade de atenção aos pais por profissionais de saúde, especialmente os da saúde mental. Estratégias de cuidado precisam ser implantadas para os genitores, paralelamente à assistência à saúde dos seus filhos, buscando melhorar a atenção integral à criança.

Palavras-chave
Transtorno do espectro autista; pais; saúde mental

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