Acessibilidade / Reportar erro

Associação entre síndrome depressiva e queixas visuais em idosos cuidadores

RESUMO

Objetivos

Determinar a síndrome depressiva em idosos cuidadores da comunidade e testar a associação entre tal síndrome, queixas visuais e aspectos dos cuidados.

Métodos

Este é um estudo transversal realizado com 332 idosos cuidadores. A Escala de Depressão Geriátrica (GDS-15) foi utilizada para triagem da síndrome depressiva (corte > 5 pontos). Regressão logística foi realizada para identificar associações entre depressão, queixas visuais e aspectos relacionados ao cuidado.

Resultados

A mediana de idade dos cuidadores foi de 68 anos. A maioria era do sexo feminino (75,9%) e estava cuidando do seu cônjuge (84,3%). A prevalência da síndrome depressiva foi de 22,6%. A síndrome foi associada com queixas visuais quando estas prejudicavam o desempenho nas atividades da vida diária do cuidador (OR = 2,4; IC 95%: 1,37-4,27). Além disso, cuidar de um indivíduo com comprometimento cognitivo também esteve associado à depressão nos cuidadores (OR = 1,85; IC 95%: 1,05-3,26).

Conclusões

Os aspectos do cuidado não exerceram influência sobre a incidência de síndrome depressiva, no entanto a queixa visual associada à limitação funcional e o ato de cuidar de idosos com comprometimento cognitivo estiveram associados ao humor deprimido em idosos cuidadores da comunidade.

Cuidados a idosos; cuidadores; depressão; queixas visuais; limitação funcional

Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro Av. Venceslau Brás, 71 Fundos, 22295-140 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel./Fax: (55 21) 3873-5510 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editora@ipub.ufrj.br