Acessibilidade / Reportar erro

Resultados do tratamento cirúrgico videolaparoscópico da doença diverticular do cólon

RESUMO

Introdução:

A Doença Diverticular do Cólon (DDC) é a quinta doença gastrointestinal mais frequente nos países desenvolvidos do ocidente com índices de mortalidade de 2,5 por 100.000 habitantes por ano.

Objetivo:

O objetivo desse estudo é comparar a ocorrência de complicações, taxa de conversão, utilização de estoma, óbito e tempo de internação entre pacientes submetidos a retossigmoidectomia por DDC e pacientes submetidos ao mesmo procedimento cirúrgico por outras causas.

Método:

Trata-se de um estudo comparativo, retrospectivo observacional. Este estudo foi aprovado pelo comitê de ética do Hospital Felício Rocho - Minas Gerais, Brasil - e os dados foram obtidos no banco de dados do mesmo hospital.

Resultados:

Os grupos foram classificados em relação à idade, sexo, presença ou não de comorbidades e classificação ASA. Observou-se que não existem evidências indicando diferença significativa entre os grupos. Não houveram complicações per-operatórias, necessidade de estoma, bem como óbitos ou fístulas nesta análise.

Conclusão:

O tratamento cirúrgico eletivo videolaparoscópico da DDC no grupo analisado não apresentou diferença quanto às complicações, o tempo de cirurgia e o tempo de internação em relação ao grupo controle. Portanto, o tratamento cirúrgico laparoscópico da doença diverticular traduz-se em excelente ferramenta tanto para o cirurgião quanto para o paciente.

Palavras-chave:
Doença diverticular; Câncer colorretal; Videolaparoscopia

Sociedade Brasileira de Coloproctologia Av. Marechal Câmara, 160/916, 20020-080 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2240-8927, Fax: (55 21) 2220-5803 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sbcp@sbcp.org.br