Acessibilidade / Reportar erro

Eficácia da Baccharis dracunculifolia no tratamento da colite de desuso em ratos

Resumo

Racional

A colite de desuso é frequente em nosso meio e o tratamento de maior eficácia é de alto custo, havendo necessidade de se encontrar uma terapêutica eficaz e de baixo custo.

Objetivo

Avaliar a eficácia da Baccharis dracunculifolia (alecrim-do-campo) no tratamento da colite de exclusão em ratos.

Método

Utilizou-se 18 ratos Wistar, os quais foram anestesiados e submetidos à colostomia; em seguida distribuídos em 2 grupos: Grupo Controle, recebendo infusão intrarretal de solução salina (n = 8) e Grupo BD, recebendo infusão intrarretal de extrato de Baccharis dracunculifolia (n = 10); após 21 dias de tratamento foram submetidos a eutanásia, o segmento intesinal excluso de trânsito intestinal foi ressecado e submetido a estudo histopatológico classificando-se o grau de inflamação e grau de congestão vascular de 0 a 3.

Resultados

Verificou-se média de inflamação 2,7 no Grupo Controle vs. 2,1 no Grupo BD (p = 0,049), enquanto as médias de congestão vascular foram 2,3 e 2, respectivamente, nos grupos controle e BD (p = 0,1642).

Conclusão

A infusão intrarretal do extrato de Baccharis dracunculifolia minimizou significantemente o processo inflamatório na colite de exclusão de ratos submetidos à colostomia, sem alterar o grau de congestão vascular.

Palavras-chave:
Baccharis dracunculifolia; Asteraceae; Colite; Anti-inflamatórios; Ratos; Colostomia

Sociedade Brasileira de Coloproctologia Av. Marechal Câmara, 160/916, 20020-080 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2240-8927, Fax: (55 21) 2220-5803 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sbcp@sbcp.org.br