Acessibilidade / Reportar erro

Qualidade de vida nos doentes ostomizados – estudo usando o questionário Stoma-care QoL – influência de alguns dados clínicos e demográficos na QoL

RESUMO

Introdução:

Em Portugal estima-se que cerca de 20.000 indivíduos sejam portadores de estoma, com todas as alterações associadas que podem comprometer a sua Qualidade de Vida (QdV).

Objectivos:

Avaliar a QdV de doentes ostomizados de acordo com o sexo, idade, tipo de cirurgia, doença primária, duração e tipo de estoma.

Materiais e métodos:

Foram incluídos todos os avaliados na consulta de Estomatoterapia entre Janeiro e Maio de 2017. A avaliação da QdV foi efetuada com recurso ao Questionário de QdV Stoma care. Avaliaram-se quatro domínios: autoestima e autoimagem (SeSi); relação com família e amigos (FF) relação com sono e cansaço e inseguranças relacionada com funcionamento do dispositivo (DeF).

Resultados:

Doentes com urostomia apresentaram Scores Total, SeSi e FF, significativamente superior a doentes com colostomia e ileostomia. Relativamente ao score SeSi, os doentes com idade igual ou superior a 70 anos e doença maligna apresentaram scores significativamente maiores que os mais jovens e com doenças benignas, respectivamente. Quanto ao score FF verificou-se que doentes com causas malignas apresentaram scores significativamente superiores aos com causas benignas.

Conclusões:

Doente ileostomizados e colostomizados apresenta QdV significativamente inferior aos doentes com urostomia, sobretudo devido ao impacto nas relações sociais, auto-estima e auto-imagem.

Palavras-chave:
Qualidade de vida; Urostomia; Colostomia; Ileostomia

Sociedade Brasileira de Coloproctologia Av. Marechal Câmara, 160/916, 20020-080 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2240-8927, Fax: (55 21) 2220-5803 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sbcp@sbcp.org.br