Acessibilidade / Reportar erro

Análise da qualidade de vida de pacientes estomizados devido ao câncer colorretal

INTRODUÇÃO:

a pessoa estomizada oncológica, depara-se com o enfrentamento de várias perdas, comprometendo sua qualidade de vida.

OBJETIVO:

analisar a qualidade de vida de pacientes estomizados por câncer colorretal, sob as dimensões física, psicológica, de relações sociais e do meio ambiente, atendidos pelo Programa de Estomizados da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Brasil.

MÉTODOS:

estudo de base epidemiológica, de caráter analítico, com delineamento transversal e descritivo. Amostra constituída por 54 pacientes cadastrados no Programa de Estomizados da Secretaria de Saúde do Distrito Federal - Brasil. Utilizou-se o questionário WHOQOL-BREF para avaliar a qualidade de vida. Os dados foram analisados pelos programas Microsoft® Office Excel 2010 e SPSS 20.0.

RESULTADOS:

as facetas dos Domínios Físico, Relações Sociais e Meio Ambiente estão correlacionadas com o escore médio, resultando na significância estatística (p < 0,0001). A faceta "Sentimentos positivos", do Domínio Psicológico foi à única que não obteve significância estatística.

CONCLUSÃO:

os resultados demonstram que o cuidado à pessoa estomizada oncológica, deve privilegiar as condutas técnico-científicas, políticas, e sócio educativas, de forma a permitir que a equipe multidisciplinar, reconheça a saúde como direito de todos, atuando para garantir o processo de cuidar em saúde.

Qualidade de vida; Ostomia; Câncer colorretal


Sociedade Brasileira de Coloproctologia Av. Marechal Câmara, 160/916, 20020-080 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2240-8927, Fax: (55 21) 2220-5803 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sbcp@sbcp.org.br