Acessibilidade / Reportar erro

Implantação de um programa de recuperação aprimorada após cirurgia colorretal eletiva: um estudo prospectivo de coorte

RESUMO

Objetivo:

Avaliar os resultados de um protocolo de recuperação aprimorada após a cirurgia (enhanced recovery after surgery [ERAS]) em cirurgia colorretal eletiva em comparação com a coorte histórica deste hospital, que recebeu o tratamento padrão, em termos de hospitalização, taxa de readmissão de 30 dias e graus 3 a 5 na escala de complicações cirúrgicas de Clavien-Dindo (CCD).

Metodologia:

Os dados foram coletados de pacientes consecutivos em dois períodos de tempo: antes (135 pacientes do banco de dados do hospital) e depois da implementação de um protocolo ERAS (121 pacientes com acompanhamento prospectivo). Regressões lineares ou logísticas multivariadas foram usadas para avaliar o impacto do protocolo ERAS, ajustando por sexo, idade, uso de laparoscopia e graus 3 a 5 na escala CCD.

Resultados:

Os dois grupos foram homogêneos em termos de características demográficas e cirúrgicas, com exceção da abordagem operatória, com o aumento do uso de laparoscopia no grupo ERAS. O protocolo ERAS diminuiu o tempo de internação (9,8 ± 3,7 vs. 11 ± 3,8; p = 0,018) sem aumentar a taxa de readmissão de 30 dias ou a severidade na escala CCD. Na análise multivariada, a idade e os graus 3 a 5 na escala CCD foram independentemente associados a uma hospitalização mais longa, enquanto o sexo masculino, o protocolo ERAS e a cirurgia laparoscópica foram independentemente associados a uma hospitalização mais curta. Graus 3 a 5 na escala CCD foram associados a um aumento nas readmissões (OR = 3,5; IC 95%: 1,2-10,2), enquanto a cirurgia laparoscópica foi associada a uma diminuição nesse número (OR = 0,2; IC 95%: 0,1-0,8). O ERAS melhorou a adesão às variáveis secundárias de uma forma estatisticamente significativa: aumento no número de cirurgias laparoscópicas; maior uso de analgesia regional no período intraoperatório; adesão precoce à deambulação; início mais rápido da dieta líquida oral e analgesia por via oral; finalmente, menor uso de opioides.

Conclusões:

O protocolo ERAS e a cirurgia laparoscópica diminuíram o tempo de internação sem aumentar a taxa de readmissão de 30 dias. Um grau severo na escala CCD aumentou a hospitalização e readmissões.

Palavras-chave:
Cirurgia colorretal; Recuperação aprimorada após a cirurgia; Laparoscopia

Sociedade Brasileira de Coloproctologia Av. Marechal Câmara, 160/916, 20020-080 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2240-8927, Fax: (55 21) 2220-5803 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sbcp@sbcp.org.br