Acessibilidade / Reportar erro

Mucocele de apêndice vermiforme: desafios no diagnóstico e sua abordagem terapêutica

RESUMO

Introdução:

A mucocele do apêndice é definida como a dilatação obstrutiva do apêndice vermiforme pelo acúmulo anormal de substância mucinosa em seu lúmen. Os exames de imagem podem ser úteis, porém não raramente falham em evidenciar a etiologia em questão. Em relação à abordagem terapêutica, existem diferentes opções de conduta. A apendicectomia foi o tratamento rotineiramente utilizado em cistoadenomas simples, com bons resultados. Todavia, em casos de neoplasias, é necessária ressecção mais agressiva, sendo a conduta terapêutica a hemicolectomia direita.

Relato de caso:

Paciente compareceu ao ambulatório de cirurgia com ressonância magnética apresentando cisto anexial de cerca de 11,0 × 4,5 cm à direita. Apresentava quadro de dor em fossa ilíaca direita há 6 meses. Devido ao achado radiológico e persistência do quadro clínico foi realizado videolaparoscopia, sendo identificada massa apendicular sugestiva de mucocele. Foi realizada apendicectomia videolaparoscópica, sem extravasamento do conteúdo mucinoso. A análise histopatológica confirmou o diagnóstico.

Discussão:

A mucocele raramente é diagnosticada de maneira eficaz no pré-operatório. Neste contexto, os exames de imagem não raramente falham em evidenciar tal etiologia. Diante da importância do diagnóstico pré-operatório para a definição da conduta, é essencial que sempre se leve em conta tal afecção como uma hipótese diagnóstica.

Palavras-chave:
Mucocele; Laparoscopia; Diagnóstico diferencial

Sociedade Brasileira de Coloproctologia Av. Marechal Câmara, 160/916, 20020-080 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2240-8927, Fax: (55 21) 2220-5803 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sbcp@sbcp.org.br