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(RE)CONSIDERAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL A PARTIR DA CINESIOLOGIA DOS ESTADOS UNIDOS: UM HORIZONTE ALÉM DOS EPÍTETOS

RESUMO

Este estudo discute reverberações teóricas que se destacaram no campo da Educação Física (EF) no Brasil diante das investigações epistemológicas demarcadas no âmbito da EF nos EUA a partir da década de 1960, e devido às contribuições do Movimento Disciplinar e ao contexto pelo qual a Cinesiologia se estabeleceu então como escopo no campo da EF americana. Foi realizada uma revisão exploratória da literatura com a seguinte questão norteadora: qual impacto dos desenvolvimentos epistemológicos da EF norte-americana na configuração da teoria geral da EF no Brasil? Nessa perspectiva, verificamos os autores do campo brasileiro que adotaram uma posição sobre as ressonâncias e limites decorrentes das conjecturas do campo científico da EF nos EUA. Através desta investigação, foram destacados alguns processos de inibição pelos quais a proposta da Cinesiologia não conseguiu aumentar reflexões no Brasil, com poucas exceções.

Palavras-chave:
Educação Física; Epistemologia; Cinesiologia

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